WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

hospital samur

pel construtora

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Construtora Dona Mirai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Morador ‘flagra’ 46º de temperatura em Feira de Santana e calor vira “meme” na internet

Temperatura foi registrada em termômetro de avenida em Feira de Santana. Estação explica registro como uma ‘ilha de calor’. Índice máximo oficial é de 37ºC.

fonte_correio| Correio

Quem circula pelo centro do município de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, busca uma forma de burlar o calor.

“Já que aqui não tem mar, eu vou para o bar”, brinca o empresário Antônio Cerqueira, de 32 anos. Não é para menos.

Na cidade conhecida como “Princesinha do Sertão”, os termômetros urbanos têm registrado temperaturas que ultrapassam os 40º C. “Tá saindo fumaça do asfalto”, acrescenta Cerqueira, que fotografou um dos equipamentos de rua atingir 46ºC. O termômetro está localizado no Avenida Getúlio Vargas. “Há uma semana, a temperatura está insuportável. Essa imagem mesmo eu fiz por volta das 13h da quinta-feira [26]. Tem sido assim todos os dias. É um calor fora do normal”, conta Cerqueira.

Não só os termômetros de rua têm notificado números considerados pelos moradores como “assustadores”. Também na Avenida Getúlio Vargas, a servidora pública Fernanda Carneiro, de 28 anos, registrou no painel do carro a temperatura de 42ºC. Conforme a coordenadora da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Rosângela Leal, os índices registrados pelos moradores não estão errados. Entretanto, revelam um contexto urbano que não é referência para aferições oficiais.

Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana

“Existe um fenômeno chamado de ‘ilhas de calor’. As áreas urbanas sempre são mais quentes. Dependendo da geometria dos prédios, do tipo de material usado nas construções, do asfalto, as pessoas em volta sentirão mais calor. Fica muito mais quente do que um área rural, por exemplo. Essa diferença chega a ser de 5ºC a 6ºC”, revela. “Está muito quente e a sensação térmica ainda deve ser maior. Há 15 dias está assim. Tem que correr atrás de ar-condicionado, ventilador, tomar um sorvete. É muito calor”, detalha a moradora Fernanda Carneiro, com certo desespero.

As altas temperaturas têm provocado uma série de memes na internet. Em um deles, o ventilador ligado sopra fogo. Em outro, na Escolinha do Professor Raimundo [Chico Anísio], o aluno Rolando Lero [Rogério Cardoso] é questionado: Na frase “Fulano está com calor”, onde está o sujeito? Ele responde: Com certeza, em Feira de Santana”. Antônio Cerqueira, que identificou temperatura de 46ºC, disse que os termômetros na cidade estão ficando famosos. “Todo mundo para para fazer foto”, detalha. Por meio de selfie, ele registrou a temperatura de um dos equipamentos em um final de tarde, que estava em 32ºC. “Perto dos 46ºC vistos anteriormente, estava era frio”, disse suado e aos risos.

Números oficiais

A professora Rosângela Leal afirma que os equipamentos oficiais de medição, a exemplo dos usados na Estação Climatológica da UEFS, devem ficar distantes de edificações e áreas gramadas. “As estações são padronizadas. Esse é um padrão internacional”, explica. Nesta semana, quando os termômetros de rua identificaram temperaturas acima de 40ºC, os equipamentos da Estação Climatológica registraram temperatura máxima de 37ºC. O número, que já é considerado alto, foi registrado na quinta-feira (26).

A professora Rosângela Leal afirma que a expectativa é de que as tempertauras sejam amenizadas neste final de semana, quando deve chover forte no município, com possibilidade até de trovoadas. “A chuva aumenta a umidade e já dá uma quebra na sensação térmica”, ressalta. Apesar da previsão de chuva, a coordenado da Estação Climatológica antecipa que as mais altas temperaturas ainda estão por vir. “Estão num momento quente, mas não é o mais quente. Em janeiro, as temperaturas são maiores”, detalha. No período, a medição oficial deve passar dos 40ºC.

‘Ilhas de Calor’

Conforme o meteorologista Heráclio Alves, do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), um conjunto de caracteríticas favorece as altas temperaturas registradas em Feira de Santana. “É um local de pouca nebulosidade, que conta com massa de ar quente e seco. Além disso, este período de final da primavera e início do verão favorece o aumento de temperatura. Outras coisas que devem ser avaliadas nessa situação são a estruturação da cidade e o baixo número de árvores. Feira de Santana é uma cidade que não tem muitas árvores, assim a própria estrutura da cidade favorece essa ‘ilha de calor'”, explicou.

Alves acrescenta que, além de Feira de Santana, outro municípios que integram o centro-norte do estado também lidam com o calor. “Na maioria das cidades, as temperaturas serão altas. Juazeiro, por exemplo, é uma cidade que tem temperatura 36°C a 37°C, a máxima. Além das cidades de Barra, Xique-Xique, Irecê e outras”, resume. A coordenadora da Estação Climatológica da UEFS, Rosângela Leal, recomenda que os moradores dessas regiões consumam muita água e alimentos mais leves, que facilitem a digestão. “As temperaturas são bem desagradáveis. É preciso bastante cuidado, principalmente com as crianças”, orienta.

Leia também no VCN: