diamantina toyota

SAMUR

pmvc

pel construtora

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Indefinição sobre a lei do “Ficha Limpa” gera integurança jurídica ao pleito

A Tarde

O eleitor baiano vai às urnas neste domingo sob um cenário de incerteza jurídica e escolherá o candidato sem saber ao certo se seu voto será válido. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu tornar nulos os votos em candidatos que tiveram o registro indeferido, e o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não se decidiu sobre a validade da Lei da Ficha Limpa neste ano.

Estarão nas urnas da Bahia os nomes de 21 candidatos a deputado estadual e nove a federal que tiveram o registro barrado na Justiça Eleitoral mas recorreram à instância superior e, por isso, mantiveram suas candidaturas.

O TSE ainda vai julgar esses recursos, mas amanhã não contabilizará seus votos. Na prática, os partidos aos quais esses candidatos estão filiados sairão perdendo com a decisão, porque o voto dado a um candidato a deputado fortalece toda a legenda – é assim que funciona o sistema  de eleições proporcionais.

As candidaturas foram barradas por motivos diversos, como a ausência de documentação ou a rejeição de prestação de contas quando exerceu cargo público.

Mas a situação deve se complicar ainda mais para a Justiça. Outros 25 candidatos às proporcionais (19 estaduais e 6 federais) tiveram o registro liberado em primeira instância, mas o Ministério Público Eleitoral recorreu da decisão e pediu ao TSE a cassação de suas candidaturas.

Se, na última instância, as candidaturas forem derrubadas, será modificado o resultado das eleições para deputados, porque as decisões repercutem no cálculo feito para contabilizar os votos dos partidos. Isso significa que o resultado que sair das urnas hoje para deputados estaduais e federais pode se modificar completamente após o julgamento dos candidatos.

Ficha Limpa – O resultado também poderá mudar caso o Supremo Tribunal Federal (STF) derrube a validade da Lei da Ficha Limpa para este ano. Por enquanto, o TSE tem barrado os candidatos com base nessa lei, mas pode ser obrigado pelo Supremo a liberá-los. Isso novamente traria mudanças no cálculo e no resultado. Existem nove candidatos baianos enquadrados na lei e que dependem da decisão do STF.

Barrados pelo TRE
:

Deputado federal:

  • Cláudio Santiago (PSOL)
  • Danilo Marques (PSOL)
  • Edson Dantas (PSB)
  • Joaquim Fonseca (PSB)
  • Juscelino Sampaio (PTC)
  • Juscélio Carmo (PMDB)
  • Lelito Pinheiro (PTB)
  • Paulo Nobre (PR)
  • Washington Ferreira (PTB)

Deputado Estadual:

  • Carlinhos Remédios (PDT)
  • Irmão Basílio (PMN)
  • Prof. Cauim (PSOL)
  • Frei Dilson (PT)
  • Geraldo Araújo (PSOL)
  • G. Moura (PHS)
  • Israel Lopes (PSDC)
  • Itamar Rios (PTB)
  • Jadiel Mascarenhas(PRB)
  • Jaldo Batista (PRTB)
  • Mozart Aguiar (PTC)
  • Índio (PSTU)
  • Marco Antônio (PRP)
  • Mariah (PHS)
  • Neaci (PSDC)
  • Noca Alagoinhas (PTC)
  • Osmar Torres (PTdoB)
  • Pedro Calmon (PTB)
  • Raimundo Pinto (PSDC)
  • Wank Medrado (PSL)
  • Wilson Tiba (PCdoB)

Enquadrados pelo MP na FICHA LIMPA:

Por ilegalidade prevista na nova lei:

  • Adalberto Lelis Filho (PMDB)
  • Astor Araújo (PMDB)
  • Carlos Gaban (DEM)
  • Coriolano Sales (PSDB)
  • Geraldo Simões (PT)
  • Jânio Natal (PRP)
  • Joseph Bandeira (PT)
  • Maria Luiza Laudano (PTdoB)
  • Misael Aguilar (PMDB)

Enquadrados por rejeição de contas (razão já existente na lei anterior):

  • Antônio Calmon (PMDB)
  • Saulo Pedrosa (PSDB)
  • Vasco Queiroz (PP)
  • Carlos Brasileiro (PT)
  • Frei Dilson (PT)
  • Joélcio Martins (PMDB)
  • Raimundo Caires Rocha (PMDB)
  • Sérgio Passos (PSDB)
  • Virginia Hagge (PMDB)


Leia também no VCN: