WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Jovens no Canadá e nos EUA usam a internet para organizar “arrastões”

G1

Polícia canadense acredita que a internet foi usada para organizar roubo. Os casos estão sendo chamado, em inglês, de ‘flash robberies’.

A polícia de Otawa, no Canadá, está investigando o que está sendo tratado como o primeiro arrastão já registrado na cidade. No mês passado, cerca de 40 jovens invadiram uma loja de conveniência e saíram furtando tudo o que conseguiram pegar, segundo a rede de TV local CBC.

O caso foi registrado em vídeo, e as imagens devem ser usadas pela polícia para buscar os envolvidos no arrastão. Há suspeitas de que os envolvidos tenham usado mensagens de sms e pela internet para organizar o arrastão. O caso está sendo chamado, em inglês, de “flash rob”. Criminologistas temem que este tenha sido apenas o primeiro de uma série de arrastões do tipo, e a polícia está se organizando para tentar evitar novos casos.


Tendência nos EUA

Segundo a rede de TV dos Estados Unidos ABC, os arrastões já podem ser chamados de uma tendência crescente no país. A reportagem explica que é comum os envolvidos neste tipo de ação se organizarem pela internet para saquear tudo o que for possível de lojas.

Câmeras de segurança filmaram um desses arrastões em Las Vegas, em abril. As imagens mostram que os ladrões agem com calma e que há até mesmo crianças participando do arrastão. Em um outro caso, em Minnesota, entretanto, o funcionário de um posto de gasolina foi atacado pelos envolvidos no arrastão. A rede Fox News, só de notícias, relata que mais de uma centena de lojas por todo o país já relataram terem sido alvo de ataques semelhantes.

Chicago

Segundo a emissora de TV CBS local de Chicago, pelo menos três casos de arrastões organizados pela internet foram registrados nos últimos meses. Todos foram realizados por adolescentes entre 13 e 17 anos, e se concentraram na Avenida Michigan, uma das mais importantes da cidade.

Prisões

A polícia da Filadélfia prendeu 16 adolescentes por participarem de arrastões na cidade. Também ali, a internet foi usada para organizar o roubo, e há informações de crianças de 11 anos participando. Câmeras de segurança mostram um dos grupos entrando na loja em que realizaria o arrastão na cidade, segundo a rede de TV Fox.

Na capital norte-americana, Washington DC, mais de uma dúzia de adolescentes entraram em uma loja de roupas e levaram mercadorias no valor total de US$ 20 mil (cerca de R$ 32 mil). Imagens do arrastão também foram registradas por câmeras de segurança.

Leia também no VCN: