WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

Médico novato que participar de PSF terá bônus em prova de residência, diz portaria do Ministério da Saúde

Estadão

Recém-formados que atuarem em áreas de extrema pobreza no Programa Saúde da Família receberão até 20% de bônus e podem fazer especialização.

Médicos recém-formados que participarem por dois anos do Programa Saúde da Família (PSF) em áreas de extrema pobreza e periferias receberão até 20% de bônus na prova de residência. A portaria, envolvendo os Ministérios da Saúde e da Educação, foi publicada ontem no Diário Oficial da União.

Conforme o Estado adiantou em julho, os dois ministérios estão elaborando um plano nacional de educação médica que, entre outras iniciativas, tem o objetivo de aumentar o número de médicos nas regiões carentes. A portaria criou o Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica. Ao todo, 2 mil vagas poderão ser preenchidas a partir de fevereiro de 2012. Os bônus para a residência passam a valer a partir de novembro do mesmo ano.

Além da pontuação extra, os profissionais que participarem desse programa terão direito a fazer um curso de especialização em saúde da família, sob responsabilidade das universidades públicas participantes do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Os municípios que serão contemplados com o programa serão definidos até o final do ano. O Conselho Nacional de Residência Médica divulgará, por meio de resolução, os índices e critérios da pontuação. “Consideramos que essa é uma das maneiras mais efetivas de tornar disponíveis, de forma rápida, médicos para ampliar a assistência à população”, diz Mozart Sales, do Ministério da Saúde.

Paulo Navarro de Moraes, presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo, diz que a medida é positiva, mas há pontos que o preocupam. Um deles é a fixação do médico. “E se o médico que participou do programa por dois anos quiser continuar trabalhando lá? Ele será absorvido?”

Outra preocupação de Moraes é que o programa sirva apenas de “trampolim” para quem quiser concorrer a uma vaga de residência disputada. “Você corre o risco de superlotar o programa com pessoas sem o perfil e sem a vontade de estar ali.”

PROPOSTAS EM DISCUSSÃO

  • Aumentar o número de médicos por habitantes
  • Hoje, o Brasil tem 1,8 médico para cada mil habitantes. A ideia do plano interministerial é chegar, gradualmente, a pelo menos 2,5 médicos para cada mil pessoas até o ano de 2030.
  • Criação de 2,5 mil vagas em cursos de Medicina
  • Atualmente, o País forma 16,5 mil novos médicos por ano em 183 escolas. A proposta em discussão quer elevar esse número para 19 mil/ano. A ideia é que essa expansão de vagas se dê prioritariamente em instituições públicas de ensino superior. Hoje existem 45 processos parados no Conselho Nacional de Educação (CNE) aguardando as decisões dos Ministérios.
Leia também no VCN: