Info Online
Redes sociais de geolocalização de usuários crescem rapidamente. Tecnologia similar do Facebook, o “Places” não consegue sair do chão.
O Facebook comprou a empresa Gowalla que concorre diretamente com o Foursquare em serviços sociais de localização. A informação foi revelada pela rede CNN nos Estados Unidos e confirmada pela Gowalla. O Facebook, no entanto, manifestou-se apenas dizendo que “não comenta especulações de mercado”.
A Gowalla é uma pequena empresa do Texas que possui uma tecnologia considerada tão boa quanto a do Foursquare, mas com dificuldades de firmar-se no mercado, uma vez que seu principal rival tornou-se a ferramenta mais popular do segmento, monopolizando o mercado. Segundo a CNN, funcionários da Gowalla passarão a dar expediente em Palo Alto e contribuir para melhorar a tecnologia de geolocalização da rede social criada por Mark Zuckerberg, o Facebook Places.
A aquisição sinaliza que o Facebook está interessado em ampliar seus recursos de compartilhamento de informações baseadas em geolocalização e joga mais pressão para cima do Foursquare, uma vez que seu principal rival será agora apoiado pelo Facebook. Há dois anos, analistas de mercado divulgaram que os fundadores do Foursquare teriam recusado uma oferta de compra do Facebook, acreditando que sua empresa poderia valorizar-se mais.