WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Construtora Dona Mirai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Coronavírus: OMS relaciona 41 projetos para criação da primeira vacina contra o Covid-19

Estão no esforço internacional diversas gigantes farmacêuticas tradicionais, como Sanofi, Janssen e GSK, dezenas de empresas de biotecnologia menores.

Já existem pelo mundo ao menos 41 iniciativas para criação de uma vacina contra o novo coronavírus, segundo a divisão de desenvolvimento e pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde). Apenas uma, porém, já chegou ao estágio de testes em humanos e apresenta alguma esperança, ainda que limitada, de chegar a um produto aprovado em menos de dois anos.



A vacina em desenvolvimento mais avançado, criada pela empresa de biotecnologia Moderna em conjunto com os NIH (Institutos Nacionais de Saúde dos EUA), entrou em ensaio clínico de fase 1 (que avalia se não é tóxica ou provoca efeitos colaterais graves), e as ações da empresa já subiram nas bolsas de valores. A estratégia usada para produzir a vacina, porém, é uma aposta ainda incerta, apesar de rápida. Ela consiste no uso de trechos de RNA (material genético do vírus) segmentados em laboratório, que tem o objetivo de precipitar o sistema imune a agir contra o coronavírus. Segundo Jorge Kalil, cientista do Incor (Instituto do Coração) que trabalha no desenvolvimento de imunizantes, a importância da aposta nessa vacina agora é que ela tem baixo risco de toxicidade.

Resultado de imagem para vacina coronavirus

— Quando existe uma uma crise como esta pandemia, as pessoas pensam sempre em fazer vacinas que tenham muita chance de serem seguras para passar rápido pela fase de registro 3 (a última antes de obter registro sanitário)— disse o pesquisador ao GLOBO. Ele alerta porém, que a chance de a nova vacina produzir resposta imune ainda precisa ser comprovada. — Essas abordagens como a do RNA são boas porque são rápidas e seguras, mas não costumam ser suficientemente imunogênicas. Há outros seis centros de pesquisa seguindo estratégia semelhante, correndo o mesmo risco de apostar numa estratégia ainda não validada. Se essa abordagem falhar, iniciativas com métodos tradicionais mais consagrados (e lentos) entram em cena. Um deles é o uso de vírus vivos atenuados.

Resultado de imagem para vacina coronavirus

Seria preciso conseguir produzir uma versão “fraca” do coronavírus para ser usada como vacina. A OMS lista uma única iniciativa, do Serum Institute, da Índia, que tem uma vacina de vírus atenuado já em testes de segurança em animais. — Usar vírus atenuado é ótimo, mas demoramos anos para provar que eles são atenuados e não provocam reação — explica Kalil. Outra abordagem rápida e segura é usar “subunidades proteicas”, partes das proteínas que compõem o vírus, para tentar despertar o sistema imune, a linha de defesa do organismo humano. Na intenção de lançar mão de todos os recursos, a comunidade científica está também apostando em estratégias mais comuns, como o usar o próprio coronavírus Sars-CoV-2 como vacina, mas empregando unidades “mortas” do vírus, incapazes de se replicar.

Resultado de imagem para vacina coronavirus

Estão no esforço internacional diversas gigantes farmacêuticas tradicionais, como Sanofi, Janssen e GSK, dezenas de empresas de biotecnologia menores e muitas instituições de pesquisa acadêmica (algumas em parceria com iniciativa corporativa). Com exceção da vacina da Moderna, todas ainda estão em fase chamada de pré-clínica de testes. Isso significa que estão sendo testadas em tubo de ensaio ou em animais. Entre iniciativas ainda não listadas pela OMS está a do próprio Incor, que segue uma metodologia classificada pela organização como “vetores virais não replicantes”. — A gente constrói uma “casca” de um vírus, vazia, e usa nela pedaços de coronavírus para tentar desencadear a resposta imune — explica o pesquisador. Por não conterem material genético do vírus, esses vetores, que os cientistas batizaram com a sigla VLP (de “partículas semelhantes a vírus”, no inglês), não se reproduzem e têm maior grau de segurança.

Novas abordagens

Num documento que a ONU produziu em 13 de março listando 41 iniciativas já em andamento, seis delas tiveram estratégias consideradas “desconhecidas”, por envolverem abordagens não comunicadas ou ainda pouco descritas na literatura científica. Além das pesquisas de vacina que já produziram um produto candidato a ser testado, há ainda centenas de grupos de pesquisa que estão em estágio anterior ao pré-clínico, estudando o vírus para tentar achar “alvos”, partes do patógeno que possam ser usadas para produzir um imunizante.

Resultado de imagem para vacina coronavirus testes





GRUPO "2" NO WHATSAPP:
whatsapp.com
SIGA NOSSO INSTAGRAM:
instagram.com/vitoriadaconquistanoticias
SIGA NOSSO THREADS:
threads.net/@vitoriadaconquistanoticias
GRUPO FACEBOOK . PARTICIPE!:
facebook.com/groups/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TIKTOK:
tiktok.com/@blogdomarcelo
SIGA NOSSO TWITTER:
twitter.com/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TELEGRAM:
t.me/blogdomarcelo
ESTAMOS NO GOOGLE NOTÍCIAS:
news.google.com/vitoriadaconquistanoticias



Leia também no VCN: