WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

hospital samur

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Fatalidade: Fisioterapeuta de 45 anos morre após sofrer embolia, durante voo de mais de 30 horas para o Japão

Flávia Rezende morreu dentro da aeronave, após ficar muitas horas sentada. Entenda como viagens longas podem aumentar o risco de embolia pulmonar.

A fisioterapeuta Flávia Rezende, 45 anos, morreu durante um voo para Tóquio, no Japão. Segundo a família, ela ia ao país para turismo, mas teve uma embolia pulmonar durante a viagem. Segundo especialistas, a causa da embolia é a trombose venosa profunda, que acontece pela má circulação sanguínea. Doenças vasculares, cardíacas e obesidade são fatores de risco. No entanto, o que os especialistas dizem é que uma condição em que a pessoa fica muitas horas sentada e pode colocar qualquer um em risco.

Flávia embarcou de Vitória, no Espírito Santo, para Tóquio, um percurso de mais de 30 horas, incluindo conexões. O médico reforça que viagens de dez horas, sejam elas de avião, ônibus ou carro, podem gerar risco à circulação sanguínea.

Como a trombose e a embolia acontecem?

O diretor do departamento de pneumologia do InCor, Carlos de Carvalho, explica que, nesses casos, a circulação do sangue fica “represada” nos membros inferiores. O sangue circula pelas veias do corpo todo. Quando ficamos muito tempo sentados, as veias ficam comprimidas, causando coágulos nos membros inferiores. “Quando ficamos sentados, a perna fica dobrada na região do joelho. Com isso, os vasos que temos nessa região ficam espremidos e o sangue tem dificuldade de circular do pé para a parte superior do corpo. Com isso, ele coagula, causando a trombose”, diz Carlos de Carvalho, diretor do departamento de pneumologia do InCor.

A embolia é o processo seguinte, que ocorre com o coágulo quando ele sai dessa região e chega aos pulmões. O pneumologista explica que, depois de horas, a pessoa pode se levantar e, com a pressão do sangue, o coágulo sobe. É nesse processo, que ocorre a embolia. “O coágulo sobe, passa pelo coração e, quando chega aos pulmões, causa a embolia. Isso porque o pulmão tem veias muito finas, que acabam entupidas pelo coágulo. Quando isso acontece, é letal”, explica Carvalho.

Isso pode acontecer com qualquer pessoa?

O médico explica que depende de condições de saúde, mas em períodos muito longos sentada, qualquer pessoa pode correr o risco. “A partir do momento que fica sentado por muitas horas na mesma posição, com as pernas dobradas e dificultando a circulação, pode acontecer”, explica Carlos de Carvalho. Ele orienta que as pessoas fiquem atentas a sinais como: Pernas com sinais roxos; Inchaço; Dores nas pernas.

Segundo o médico, o recomendado é não passar mais de três horas na mesma posição, sem se movimentar. Ele indica que, em aviões e ônibus, as pessoas levantem e se alonguem. Caso vá dormir, o ideal é que a pessoa acorde nessa janela de tempo para se alongar. No caso de carro, em que não há espaço, marchar sentado é uma opção. No movimento, a batata da perna, onde estão as veias, se agitam e isso ajuda o sangue a subir. Em voos e viagens longas, usar meias de compressão também é uma opção. “Se a pessoa tem varizes, problemas de circulação, o ideal é que ela use meias de compressão. Essas meias são protetoras porque comprimem bem os vasos e impedem que criem coágulos”, explica. No entanto, ele reforça que o ponto mais importante é consultar o médico antes de situações que coloquem a pessoa sentada por tantas horas.





GRUPO "3" NO WHATSAPP:
whatsapp.com
SIGA NOSSO INSTAGRAM:
instagram.com/vitoriadaconquistanoticias
SIGA NOSSO THREADS:
threads.net/@vitoriadaconquistanoticias
GRUPO FACEBOOK . PARTICIPE!:
facebook.com/groups/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TIKTOK:
tiktok.com/@blogdomarcelo
SIGA NOSSO TWITTER:
twitter.com/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TELEGRAM:
t.me/blogdomarcelo
ESTAMOS NO GOOGLE NOTÍCIAS:
news.google.com/vitoriadaconquistanoticias





// G1.

Leia também no VCN: