Atenção: Governo da Bahia oferecerá CNH gratuita para estudantes e pessoas de baixa renda. Saiba quem tem direito
Os programas serão executados pelo Detran-BA, e o cadastro será realizado pela internet. Data de início ainda não foi divulgada.

O Governo do Estado da Bahia sancionou, na última sexta-feira (21), dois programas que prometem facilitar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a população de baixa renda. Batizados de “CNH da Gente” e “CNH na Escola”, os projetos garantem isenção das taxas do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para os beneficiados.
Continua após a publicidade:
As iniciativas têm como foco principal estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual, além de pessoas cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para participar, os interessados deverão atender a critérios específicos:
- ter mais de 18 anos;
- estar inscrito no CadÚnico;
- saber ler e escrever;
- residir no estado da Bahia.
O anúncio foi feito pelo vice-governador Geraldo Júnior, acompanhado da secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, e do diretor-geral do Detran-BA. De acordo com Rowenna, o “CNH da Gente” oferecerá 10 mil vagas, sendo 5 mil destinadas a estudantes da rede estadual com mais de 18 anos que participam do programa Bolsa Presença. Outras 2 mil vagas serão reservadas para alunos com menos de 17 anos, que poderão cursar a parte teórica da habilitação ao longo de dois anos.
“Esses programas garantem acesso gratuito à CNH para milhares de jovens da rede pública, criando oportunidades de emprego e inclusão social”, afirmou Geraldo Júnior. Os programas serão executados pelo Detran-BA, e o cadastro será realizado pela internet. Apesar de a data de início das inscrições ainda não ter sido divulgada, a expectativa é que as iniciativas impactem positivamente a vida de milhares de baianos, ampliando suas chances no mercado de trabalho e promovendo maior mobilidade e autonomia. Com a implementação do “CNH da Gente” e do “CNH na Escola”, a Bahia dá um passo importante na democratização do acesso à habilitação, beneficiando especialmente aqueles que enfrentam dificuldades financeiras para arcar com os custos do processo.






@vitoriadaconquistanoticias
Grupo WhatsApp