WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

vic park vitoria da conquista

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Tech: Whatsapp passará a exibir anúncios e permitirá que donos de canais cobrem por acesso a conteúdo exclusivo

Plataforma lança nesta segunda (16) novas funcionalidades que prometem mudar a forma como usuários interagem com conteúdos e empresas dentro do aplicativo.

O WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, anunciou na segunda-feira (16) uma série de mudanças em sua plataforma. Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, entre as principais novidades estão a introdução de anúncios dentro do app e a possibilidade de monetização de canais por administradores. Os anúncios começarão a aparecer na aba “Atualizações”, especificamente no Status — área semelhante ao Stories do Instagram. Nesse espaço, os usuários já compartilham atualizações que desaparecem após 24 horas, e agora verão conteúdos publicitários misturados com postagens de amigos e familiares.

Continua após a publicidade:



Ainda segundo o WhatsApp, os anúncios serão claramente identificados, para não causar confusão com conteúdos orgânicos. Apesar da nova estratégia comercial, a plataforma garantiu que as mensagens privadas continuam seguras e que elas não serão utilizadas para segmentação de anúncios. Além disso, o número de telefone dos usuários não será vendido ou compartilhado com terceiros. No entanto, o WhatsApp informou que poderá usar outros critérios para direcionar propagandas, como os canais que o usuário costuma seguir, seu modelo de celular, tipo de conexão à internet e localização geral (cidade e país).

Outro ponto relevante é a integração com a Central de Contas da Meta, recurso que reúne perfis do Facebook, Instagram e WhatsApp. Caso o usuário tenha essa função ativada, os dados coletados nas outras plataformas poderão ser usados para personalizar os anúncios exibidos no WhatsApp. Além da publicidade, o WhatsApp também liberará ferramentas para administradores de canais monetizarem seus conteúdos. Isso significa que criadores poderão cobrar assinaturas para acesso a conteúdos exclusivos e ainda investir em campanhas pagas para terem maior visibilidade nas sugestões da plataforma.

Com cerca de 3 bilhões de usuários ativos no mundo todo, sendo 1,5 bilhão deles acessando diariamente a aba “Atualizações”, a entrada do WhatsApp no mercado publicitário tem potencial para impactar significativamente o ecossistema digital. A justificativa da empresa é que os anúncios ajudarão pequenas e grandes empresas a alcançarem novos públicos, além de incentivar a criação de conteúdos de qualidade pelos administradores de canais. A implementação das novas funcionalidades será gradual, e a previsão é que os primeiros anúncios comecem a aparecer nos próximos meses. Os usuários devem ficar atentos às configurações do app, já que algumas opções de privacidade podem ser ajustadas para controlar o tipo de conteúdo publicitário recebido.



Leia também no VCN: