WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Construtora Dona Mirai

VCA Yah Kahakai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Natal da Cidade: há 14 anos resgatando a cultura popular em Conquista

Secom | PMVC

Há 14 anos, Vitória da Conquista realiza a maior festa cultural do interior da Bahia, o Natal da Cidade. Desde 1997, na primeira gestão do prefeito Guilherme Menezes, os festejos natalinos em Conquista, buscam resgatar as tradições culturais do povo do Sertão da Ressaca. Nesse período, diversas formas de manifestação do povo sertanejo tiveram espaço nas praças centrais da cidade, com especial atenção para os ternos de reis, resgatados a partir de 1997 a graças à decisão política do prefeito Guilherme Menezes.

Além disso, o festejo trouxe renomados artistas nacionais, a exemplo de Belchior, Elomar, Antônio Nóbrega, Geraldo Azevedo, Leila Pinheiro, Paulo Diniz, 14 Bis, Fagner e Saulo Laranjeiras. Os artistas regionais também participam da festa através de Editais Públicos, o que democratiza ainda mais as comemorações natalinas. Gildelson Felício, Secretário Municipal de Cultura, faz um breve relato sobre a festa que comemora 14 anos em 2010.

SECOM: Como e quando começou o Natal da Cidade?

GILDELSON: “O prefeito Guilherme Menezes, em 1997, teve a idéia de fazer a iluminação da Praça Tancredo Neves, que antes vivia às escuras e criou um evento buscando reconhecer o valor dos artistas de Vitória da Conquista e obviamente, convidando alguns artistas de expressão nacional. De lá pra cá, o projeto foi crescendo. Não existia nenhum evento do porte em Vitória da Conquista e muito menos no interior da Bahia; nem no Brasil se ouviu falar de evento com tamanha diversidade.

SECOM: Durante este tempo, a festa teve algum apoio externo?

GILDELSON: “Em todas as suas edições, o principal recurso sempre foi da Prefeitura, mas em alguns anos contamos com o apoio de patrocinadores importantes, mais na linha das estatais, a exemplo da Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e também contamos com o apoio do Ministério do Turismo, do Governo Federal, e do Governo do Estado, mais recentemente na gestão do Governador Jaques Wagner, através da Bahiatursa; mas independentemente desses patrocínios, que são fundamentais para alavancar e ampliar o evento, o município é quem tem a decisão de realizar essa grandiosa festa”.

SECOM: O que representa esse “resgate das tradições”, que é o maior marco do evento?

GILDELSON: “Veja bem, a cultura, entre outras definições, é aquilo que se passa de uma geração para outra. A tradição é um dos focos da questão cultural. Então, não poderíamos realizar um evento dessa dimensão com linguagens artísticas inseridas no contexto, sem buscar resgatar essa identidade, essa vocação que a cidade de Conquista tem, especialmente, pegando as suas raízes. Dentro dessas raízes nós temos aí os Ternos de Reis que é um movimento voluntário que passa de geração em geração, pessoas simples da periferia e da zona rural e que estava esquecido, praticamente acabado ou que aconteciam pontualmente em algum bairro da periferia o na zona rural. Assim,o prefeito Guilherme Menezes orientou para que se identificasse essas manifestações populares e outras também, valorizando-as e, principalmente, dando-lhes condições de existirem dentro de um cenário propício, valorizado e prestigiado.”

SECOM: Como o senhor explica o sucesso de uma festa que já dura 14 anos?

GILDELSON: “O Natal foi algo crescente; num primeiro momento, começou na Tancredo Neves, que é o nosso cartão postal, principalmente por conta da iluminação especial, em que há uma unanimidade de elogios, sempre muito bonito, porque já é uma praça bonita, e com as luzes fica algo fantástico e altamente encantador pra quem visita. Ao longo dos anos, a festa foi crescendo e agregando ainda mais a participação da população e, assim, os shows foram deslocados pra Barão do Rio Branco, mas ainda hoje a festa é realizada nas três praças, isso por que acontecem shows também na Praça Nove de Novembro, onde os artistas da terra mostram seu talento e valor. É um evento que congrega todas as faixas etárias, um evento extremamente familiar onde a população de Conquista e região prestigia, então o sucesso se dá também por essa valorização. O Natal da Cidade, independentemente dos artistas de fora que ajudam a abrilhantar a festa, ele tem um volume de público muito grande; a festa cresceu tanto que já engloba três espaços, sendo um grande sucesso de público e crítica.”

SECOM: Qual a grande atração para este ano, ou quais as grandes estrelas que participarão do Natal da cidade 2010.

GILDELSON: “É importante deixar claro que a gente não constitui o Natal como a festa feita em função de A, B ou C, esse é o foco. O Natal da Cidade é pra valorizar os artistas de Conquista (os Ternos de Reis, os Corais, o Auto de Natal, os atores e artistas de Vitória da Conquista). Obviamente que esses artistas se sentem extremamente privilegiados ao dividir o palco com nomes que já têm uma carreira consolidada e muitas vezes consagraram seus nomes na Música Popular Brasileira. Nós temos e sempre tivemos a ousadia de trazer para o Natal artistas que, muitas vezes, não estão na mídia, mesmo porque não temos na mídia a base para contratar esse ou aquele artista. Embora importante, a mídia, neste caso, não nos referencia na hora de decidir quem atuará na festa. Neste contexto, já trouxemos aqui Wagner Tiso com show instrumental, Uakti, que o grande público não conhecia, mas que, de forma entusiasmada, aplaudiu, demonstrando assim que temos acertado durante os anos nas escolhas que temos feito. Nesse sentido, neste ano de 2010 estamos trazendo Zé das Velhas e Silvério Pontes, uma dupla que já tem 25 anos de estrada e que tocaram com toda a Velha Guarda da MPB e, agregado a essas atrações, outros nomes mais conhecidos da música popular que, no momento, ainda não foi “batido o martelo”, mas assim que se confirmarem estaremos divulgando pra toda população.”

Leia também no VCN: