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Serviço oferecerá transmissão de filmes, seriados e shows pela internet no país.
A NetFlix, maior locadora virtual do mundo, deve anunciar a chegada ao Brasil no próximo dia 5 de setembro. De acordo com o jornal Valor Econômico, o anúncio será feito pelo fundador e diretor-geral da empresa, Reed Hastings. Além do Brasil, Chile, Argentina e México também devem receber o serviço.
Segundo o jornal Financial Times, a empresa negocia o licenciamento de telenovelas da Rede Globo e de programas dos grupos mexicanos Televisa e TV Azteca. O plano é oferecer tanto títulos internacionais como alguns de produção local. A Netflix tem cerca de 24 milhões de assinantes nos Estados Unidos e no Canadá. Esse número vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Mas a avaliação do mercado é que, para manter o ritmo de crescimento, a empresa terá de se expandir para fora da América do Norte.
Vídeo sob demanda
Fundada em 1999, a Netflix começou oferecendo aluguel de DVDs por assinatura. O assinante paga uma taxa mensal e escolhe, na web, os filmes que quer ver. Os DVDs são enviados pelo correio. A empresa tem um aplicativo de recomendação na web que procura sugerir filmes com base nas preferências do usuário. 60% dos filmes são selecionados por meio desse aplicativo.
Com o tempo, parte do catálogo da Netflix passou a ser oferecido também via streaming sob demanda. São filmes e programas de TV que podem ser vistos em computadores, tablets e televisores conectados à internet. Uma assinatura mensal sem limite de número de filmes custa 7,99 dólares nos Estados Unidos.
É esse serviço de vídeo sob demanda que a Netflix deve trazer ao Brasil, já que a tendência é o negócio de DVDs perder importância com o tempo. Mas a empresa não comenta, oficialmente, seus planos de expansão. Ela só diz que seu objetivo de longo prazo é ter um serviço de alcance mundial.