pmvc

diamantina toyota

pmvc

camarote arraia da conquista

secom bahia

andrade borre

pel construtora

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Com indústria fraca, PIB cresce apenas 0,8% no 2º trimestre de 2011

Estadão

Crescimento da indústria foi de apenas 0,2% em relação ao período anterior. Agropecuária foi ainda pior – queda de 0,1%. Já o setor de serviços subiu 0,8%.

A desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre do ano foi de 0,8% ante o trimestre anterior. O resultado, que foi puxado por resultados pífios da indústria e da agropecuária no período, mostrou uma desaceleração em relação ao trimestre anterior, quando a economia havia cresicdo 1,2%.

O mercado estava apreensivo com a divulgação do número, mas não houve surpresas. Analistas consultados pelo AE Projeções esperavam uma expansão de 0,35% a uma alta de 1,10%. A média das projeções era de 0,80%. “Realmente a gente vê uma desaceleração do crescimento. A gente continua crescendo, mas em uma taxa mais baixa. Mas temos que lembrar que as taxas mais altas de 2010 têm a ver com o ano de comparação, 2009, que era ano da crise”, assinalou Rebeca de La Rocque Palis, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O PIB do segundo trimestre O PIB é a soma das riquezas produzidas dentro do país, incluindo nesse cálculo empresas nacionais e estrangeiras localizadas em território nacional. Nesse cálculo entram os resultados da indústria (que respondem por 30% do total), serviços (65%) e agropecuária (5%). Veja abaixo o desempenho de cada um desses setores no segundo trimestre:

Indústria – crescimento de 0,2% no segundo trimestre, ante o primeiro trimestre do ano. Na comparação com o segundo trimestre de 2010, o PIB da indústria subiu 1,7% no segundo trimestre de 2011. No primeiro semestre de 2011, o PIB da indústria cresceu 2,6% em relação ao primeiro semestre de 2010. No acumulado em 12 meses até junho, a variação do PIB da indústria acumula alta de 4,4%.

Agropecuária – queda de 0,1% no segundo trimestre contra o primeiro trimestre do ano. Na comparação com o segundo trimestre de 2010, mostrou estabilidade (0,0%). No primeiro semestre de 2011, o PIB da agropecuária cresceu 1,4% em relação ao primeiro semestre de 2010. Em 12 meses até junho, a alta é de 2,6%.

Serviços – crescimento de 0,8% no segundo trimestre contra o primeiro trimestre do ano. Na comparação com o segundo trimestre de 2010, mostrou alta 3,4% no segundo trimestre de 2011. No primeiro semestre de 2011, cresceu 3,7% em relação ao primeiro semestre de 2010. Em 12 meses até junho, o PIB acumula variação de 4,2%. O destaque ficou por conta da área de serviços de informação, com crescimento de 1,9%. Serviços com intermediação financeira e seguros cresceram 1,6% e comércio, 1,1%.

Comparação com 2010

Na comparação com o segundo trimestre de 2010, o PIB brasileiro apresentou alta de 3,1% no trimestre passado. As estimativas do AE Projeções para essa base de comparação variavam de expansão de 2,70% a 3,80%, com mediana de 3,20%.

No acumulado do primeiro semestre de 2011, o PIB brasileiro cresceu 3,6% em relação ao primeiro semestre de 2010. É a taxa mais fraca para um primeiro semestre desde 2009, o ano da crise global. Segundo o IBGE, a taxa de elevação do PIB no primeiro semestre do ano passado foi de 9,2%. Já a variação do PIB no primeiro semestre de 2009 foi negativa, com recuo de 2,9%. Ainda segundo o IBGE, o PIB do segundo trimestre deste ano em valores correntes somou R$ 1,021 trilhão.



Leia também no VCN: